Camilar pela vida
Você esta lendo

Inscrições para as universidades do Reino Unido (Docs +UCAS…)

0
Menina fazendo pose e sorrindo

Como se candidatar para a universidade na Inglaterra? Que documentos preciso? O que é o UCAS? O que é o Personal statement? Se vc tem todas essas duvidas, chegou no lugar certo! Esse artigo explica tudo que vc precisa saber para se inscrever para as universidades do Reino Unido

(Quer saber um pouco mais como foi a minha experiência, O que fiz, como resolvi meus obstáculos durante o processo, assista o vídeo no canal do Camilar pela vida. Lá eu conto tudo 😉 )

 O que vc precisa fazer?

Comece pesquisando na internet sobre as universidades em Londres.

Coisas como:

1. Que universidade oferece o curso que vc quer fazer, ou se vc ainda não decidiu vc pode pesquisar que cursos as universidades oferecem.

2. Se pra vc localização é importante, pesquise onde as universidades estão localizadas.

Umas vez que vc sabe mais ou menos quais as possíveis universidades. Vc pode entrar em contato diretamente com a universidade através do admission office (vc pode encontrar o e-mail no site de cada universidade) e perguntar como fazer para se candidatar. Vale lembrar que tudo isso será em inglês, então se vc não esta muito seguro com a língua, existe varias agências que te ajudam com todo o processo, e de graça.

Uma outra opção é ir nas feiras de universidades para estudantes internacionais (Já mencionei sobre isso aqui). Eu diria que seria bom os dois. Na feira vc entende todo o processo de admissão tanto da perspectivas das universidades como do Governo Britânico. E falando diretamente com as universidades vc entende exatamente o que a universidade quer.

É muito importante saber como funciona o processo de admissão. O primeiro fato importante é que aqui as universidades não fazem o vestibular para avaliar os estudantes. Elas usam uma série de documentos que o estudante precisa fornecer para as universidades e isso as ajudam a entender quem é o estudante. E só depois de avaliar esses documentos, as universidades que por sua vez tem total liberdade de aceitar ou não o estudante, oferecem a vaga.

documentos Necessários:

1.Passaporte = Se vc tem passaporte europeu é uma vantagem pq vc não precisará de visto. Se não, não tem problema, uma vez que vc for aceito na universidade eles te darão toda a documentação necessária para aplicar pro visto.

Passaporte brasileiros e europeu
1.Passaporte

2.Histórico escolar = É através desse documento que as universidades avaliam suas notas e claro vc precisará ter boas notas. (8/10). Se vc não foi um bom aluno no período escolar e não tem boas notas é ai que entra o Foundation Courses. E ai vc precisará se dedicar para conseguir boas notas e finalmente ser aceito pelas universidades.

Histórico escolar brasileiro
2.Histórico escolar

3.Certificado de conclusão do ensino médio

Certificado de conclusão do ensino médio
3.Certificado de conclusão do ensino médio

 Se vc esta fazendo universidade no Brasil e trancou e que continuar em Londres, ou já terminou a universidade no brasil e quer fazer a pós-graduação aqui, vc precisará mostrar sua 4.nota do vestibular, e suas 5.notas durante o período acadêmico, que novamente precisam ser entre 8 e 10.

nota do vestibular
4.Vestibular
historico academico
5. Notas durante o período acadêmico

E se vc não tem essas notas boas, vc também poderá fazer o Foundation Courses para a pós-graduação.

E claro o seu 6.diploma ou Declaração de matricula na universidade.

Declaração de matricula academica
6. Declaração de matricula na universidade

7.Cartas de recomendação = (Pelo menos 2). Essas cartas poderiam ser dos seus professores do colégio, do diretor do colégio, dos seus professores da universidade, do seu chefe no trabalho etc. Só não vale ser da mãe ou do seu pai rsrsrrs

Cartas de recomendação 
7.Cartas de recomendação

8.Personal Statement = Que é uma redação falando sobre vc, como uma carta de admissão. Nessa redação vc escreve qualquer coisa que te destaque e que faça as universidades se interessarem em ter vc como estudante. Essa carta conta muito.

9.IELTs/ TOEFL = È uma prova que avalia a proficiência linguística no inglês. Essas duas são as mais comuns, com a diferença que o IELTs é o inglês britânico e o TOEFL é o americano. Hoje eles aceitam qualquer um dos dois, mas se vc sabe que vai fazer a universidade aqui, o bom mesmo é fazer o IELTs. A nota vai depender da universidade e do curso que vc quer fazer.

IELTs
9.IELTs

10.Currículo do estudante = Esse currículo é o resumo de todas as documentações que vc esta enviando para as universidades. Esse será provavelmente o primeiro documento que eles iram olhar.

Uma vez que vc tem todos esses documentos vc precisará enviar tudo para as universidades de sua preferência através de um site chamado UCAS (University and College Admissions Service).

universidades do Reino Unido

Mas vc só pode escolher 5 cursos, ou seja, se vc quer de todo jeito estudar na Oxford então vc aplica pra 5 diferentes cursos todos na Oxford. Se sua preferência é fazer medicina e não outro curso, então vc aplica pra 5 diferentes universidades todas no curso de medicina.

O mais importante é vc selecionar bem as universidades e os cursos pq vc só tem essas 5 opções e no final são as universidades quem decide se te darão a vaga ou não.

Se por algum problema vc não conseguiu anexar todos os seus documentos quando vc se registrar no UCAS, e vc não quiser perder a chance de ser aceito pela universidade. Vc pode mandar um e-mail direto para o admission office de todas as universidade que vc escolheu explicando a situação e perguntando se pode enviar os mesmo por e-mail. Geralmente eles iram te pedir o numero da sua inscrição no UCAS e iram aceitar seus documentos por e-mail.

Alguns pessoas falaram que precisaram mandar as originais dos documentos pelos correios, eu não precisei. Mas precisei apresentar as originais no primeiro dia de aula. E só depois disso eu estava realmente matriculada na universidade.

Mas é isso gente, eu espero muito ter ajudado um pouco mais vcs, e vou fazer outros postes e vídeos explicando com mais detalhes cada documento. 😉

Postes Relacionados

UK university fair 

Cerimônia de graduação

Links úteis:

 Ucas

IELTS

TOELF

Registrar para o visto

UK University fair

(7) Comments

  1. Guilherme Francisco says:

    Boa noite,
    A tradução destes documentos para o Inglês precisa ser Juramentada ou Apostilada?

    1. Camila Rodrigues says:

      Sim, Guilherme, tudo precisa ser com tradução juramenta.

  2. […] Como se candidatar para universidade na Inglaterra (Docs + UCAS) […]

  3. […] → Como se candidatar para Universidade na Inglaterra (Docs + Ucas) […]

  4. […] Como se candidatar para a universidade na Inglaterra (Docs + UCAs) […]

  5. Ana Carolina de Souza Sartti says:

    Bom dia,
    Gostaria de saber se as cartas de recomendação também precisam ter tradução juramentada?
    Desde já agradeço!

    1. Camila Rodrigues says:

      Sim, ou a pessoa pode escrever em inglês, assim vc não precisa traduzir. Porém se ela escrever em português ai vc precisará fazer tradução juramentada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Follow @ Instagram

Follow Me!